Ainda em clima de limpeza para o ano que começa!!!!

Tudo bem, tem gente que detesta uma faxina, pegar uma vassoura, sair varrendo a casa, passar um aspirador barulhento, tá eu sei. Mas há que ame um dia de limpeza geral na casa!
E para os higienizadores de plantão, (me incluindo) tenho boas dicas para limpeza de pisos.

PORCELANATOS:

Lindos, brilhantes, fáceis de serem limpos, são ótimos aliados à beleza de muitos lares, mas para que eles fiquem sempre assim, como novos, é importante que sejam limpos primeiro com uma boa vassoura e após com sabão neutro e água. 
Para retirar alguma mancha eventual ou para uma limpeza mais pesada, recomendo que seja utilizada uma esponja macia com um pouco de saponáceo cremoso, eles ficam lindos novamente!

MADEIRAS: tábuas, tacos,...


Estes bonitos aqui, sempre foram utilizados para belas composições em casas e apartamentos, podem ser colocados nos sentidos vertical ou horizontal, em diagonal ou fazendo mosaicos . E a limpeza deve ser feita, primeiro com uma vassoura de cerdas macias, depois pode-se passar um pano úmido com água e vinagre branco, o cheiro é um pouco forte, mas em seguida desaparece.
Outra dica para limpar o piso de madeira é passar um pano úmido com água e um pouquinho de querosene, essa mistura retira a poeira, a sujeira e principalmente a gordura da utilização de ceras em pasta (essa dica vale para pisos de madeira sem sinteco).

MÁRMORES E GRANITOS:


Também muito fáceis de serem limpos, os mármores e granitos aceitam sabão neutro e vassoura de cerdas macias e, não devem, nunca, jamais, de maneira alguma, serem limpos com produtos abrasivos, pois eles são porosos e se desgastam com facilidade.
Com o passar dos anos, até o simples caminhar sobre eles deixa marcas e pequenas depressões.

LAMINADOS:


Para a limpeza dos laminados, deve-se fazer uma mistura: um balde de água e uma tampinha de álcool, passe o pano bem torcido para que o piso não fique todo respingado ou cheio de manchas.

Quando pensar em trocar um piso antigo pelo laminado, é bom que (por exemplo uma antiga forração) se deixe o ambiente arejando por um breve tempo, com janelas abertas e ventiladores; pois na maioria das vezes, esses revestimentos ao serem retirados, liberam odor de umidade, mofo e; para se fazer a colocação dos pisos laminados, é importante que o contrapiso esteja bem seco e livre de imperfeições.

Bom, após algumas dicas, deixo aqui minha opinião sobre esses tantos pisos que se apresentam hoje no mercado.
Acredito que cada morador deve colocar o revestimento que mais lhe agradar, que mais conforto e beleza lhe trouxer, pois é ele quem vai olhar, limpar e caminhar sobre o piso, todos os dias.
Particularmente, amo chegar em lugares onde os pisos tem alguns arranhões, e como arquiteta, sempre reparo nessas pequenas coisas, nessas memórias e histórias íntimas de cada morador da casa. Lembro, rapidamente, do poema de Carlos Drummond de Andrade - "Casa arrumada é assim" espia aqui!!!

Poema lindo para pessoas amarem coisas simples, cotidianas, e fazerem de suas casas....LARES!!!
beijos 

Comentários

Postagens mais visitadas